Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Baga, a rainha da Bairrada

por José Manuel Moroso, em 15.01.16

Kompassus_Private.jpg

Kompassus Espumante blanc de noirs.jpg

 DEPOIS de ter falado no projecto bairradino de João Póvoa, ao qual atribuiu o nome Kompassus, e da sua paixão pelo estudo da casta Baga, acabei por publicar um Kompassus Alvarinho Reserva 2014 decidido, desde logo, a testemunhar a grande qualidade deste vinho. Mas agora, para que a justiça seja feita, há que compor o cenário e dar aqui lugar à casta Baga, que cada vez ganha mais força na Bairrada, mas é também comum no Dão e Tejo.

Atenção que não é uma casta fácil, com os vinhos a apresentarem níveis elevados de taninos e acidez, sobretudo nos tempos mais recuados em que não se fazia o desengaço, mas com provas dadas em bons envelhecimentos.

O primeiro vinho é um Kompassus Private Collection de 2011 e feito apenas com a casta Baga. As uvas são de uma vinha velha e o vinho, feito em inox, estagiou depois em barrica de 400 litros, muito ao estilo do enólogo Anselmo Mendes. Os taninos são finos, muito equilibrados e o estágio em madeira doma a casta, mas está bem harmonizado, sem excessos. Este, pode dizer-se, é um típico vinho bairradino. Quanto ao Private Collection 2013, que ainda não está no mercado mas já o provámos, está ainda mais equilibrado e mais fresco. É um vinho que explode na boca e dentro de um ano (altura em que virá a público) estará divinal.

Mas falar na Bairrada e não ir buscar um espumante era uma enorme falha. Por isso, deixo aqui também o Kompassus Blanc de Noirs 2011, feito com Touriga Nacional, Pinot Noir e, claro, Baga. Apresenta enorme estrutura, grande acidez, volume na boca e, garanto-vos, com tudo isto é um espumante muito gastronómico.

Enfim, uma prova muito positiva e que mostrou vinhos com grande qualidade.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D