Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A REAL Companhia Velha junta aos pergaminhos da sua ilustre história uma visão de modernidade e acompanhamento dos novos tempos e tecnologias. É já conhecida a sua linha de vinhos 'Séries', uma área aberta à inovação e experimentação na procura de novos vinhos, partindo em busca de diferentes técnicas, abordagens, estilos e castas.
O mais recente passo está aqui bem presente com este Real Companhia Velha Séries Moscatel Ottonel Branco 2014, feito com uvas de uma variedade de Moscatel que é pouco utilizada em Portugal e que tem o seu campo de eleição na Áustria e na região francesa da Alsácia.
A Real Companhia Velha plantou, em 2003, na Quinta do Casal da Granja (Alijó), 2 ha desta variedade. Situada num planalto a 600 metros de altitude, esta propriedade assume-se como um Douro atípico, com solos mais férteis, clima muito fresco e grande humidade relativa, um 'terroir' de eleição para este Moscatel Ottonel exibir todo o seu carácter aromático.
Mais elegante do que o conhecido Moscatel Galego, o Ottonel é uma casta claramente aromática, com grande componente floral e muita acidez. As notas de líchia fazem-nos lembrar, por exemplo, a Gewurztraminer, e o seu paladar encantou-nos.
Este é um vinho muito gastronómico e tem um excelente potencial de guarda. Fizeram-se apenas 1204 garrafas deste branco fermentado em cubas de inox, estagiando aí até ao engarrafamento e onde repousou durante mais seis meses. No mercado, o seu preço está fixado em 15 euros.